Para honrar o compromisso de combater a mudança climática e ajudar a criar um meio ambiente mais sustentável, a Apple anunciou em 09 de abril que suas instalações no mundo todo trabalham 100% com energia limpa. Essa conquista inclui lojas da Apple, escritórios, data centers e instalações compartilhadas em 43 países — incluindo Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia.
A empresa informou também que outros nove parceiros de fabricação se comprometeram a usar 100% de energia limpa em todas as suas operações ligadas com a produção da Apple, o que eleva o número de compromissos de fornecedores a um total de 23.
“Nosso compromisso é deixar o mundo melhor do que encontramos. Depois de anos de muito trabalho, temos orgulho dessa incrível conquista que alcançamos”, declarou Tim Cook, CEO da Apple. “Continuaremos a transpor todas as barreiras possíveis com os materiais em nossos produtos, a maneira como os reciclamos, nossas instalações e nossa trabalho de parceria com fornecedores para estabelecer fontes inovadoras de energia renovável, pois nosso futuro depende disso.”
Projetos de energia renovável
A Apple e seus parceiros estão criando novos projetos de energia renovável no mundo todo, aumentando as opções de energia para comunidades locais, governos e até mesmo países inteiros. A Apple cria ou desenvolve, em parceria com serviços de utilidade pública, novos projetos regionais de energia renovável que de outra maneira não existiriam. Esses projetos representam diversas fontes de energia, incluindo painéis solares e usinas eólicas, além de outras tecnologias que estão surgindo, como células a combustível, sistemas de geração micro-hídrica e tecnologias de armazenamento de energia.
A Apple atualmente tem 25 projetos de energia renovável em todo o mundo, o que totaliza 626 megawatts de capacidade de geração de energia, sendo 286 megawatts provenientes da geração de energia solar fotovoltaica em 2017, a maior geração de energia do tipo para o período de um ano. Além disso, mais 15 projetos estão em desenvolvimento. Quando finalizados, mais de 1,4 gigawatts de energia limpa renovável estarão disponíveis em 11 países.
Desde 2014, todos os data centers da Apple funcionam com 100% de energia renovável. E desde 2011, todos os projetos de energia renovável da Apple reduziram as emissões de gases do efeito estufa (CO2e) em 54% em suas instalações no mundo todo, evitando que quase 2,1 milhões de toneladas métricas de CO2e fossem jogados na atmosfera.
Os projetos de energia renovável da Apple incluem diversos outros que atuam com 100% de energia renovável de diversas fontes, incluindo a energia produzida pelos painéis solares, os quais fornecem energia para a rede local em períodos de baixo consumo. Entre outros projetos, em Cingapura, onde o espaço físico é limitado, a Apple se adaptou e construiu suas fontes de energia renovável em 800 telhados de edifícios.
Compromissos dos fornecedores
Para obter 100% de energia renovável em suas próprias instalações, a Apple resolveu se estabelecer como um exemplo a ser seguido. A empresa também anunciou hoje que 23 de seus fornecedores agora têm como compromisso que suas empresas operem 100% com energia renovável, incluindo nove novos fornecedores. Ao todo, a energia limpa de projetos de fornecedores ajudou a evitar que mais de 1,5 milhão de toneladas métricas de gases do efeito estufa fossem emitidas em 2017 — o equivalente a mais de 300.000 carros fora das estradas.
Além disso, mais de 85 fornecedores se registraram no portal de Energia Limpa da Apple, uma plataforma online desenvolvida pela Apple para ajudar fornecedores a identificar soluções comercialmente viáveis de energia renovável para suas regiões no mundo todo.
Fonte: https://www.apple.com/br/newsroom/2018/04/apple-now-globally-powered-by-100-percent-renewable-energy/